quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Costão Rochoso

É o nome dado ao ambiente costeiro formado por rochas situado na transição entre os meios terrestre e aquático.  É considerado muito mais uma extensão do ambiente marinho que do terrestre, uma vez que a maioria dos organismos que o habitam, estão relacionados ao mar.
No Brasil, suas rochas possuem origem vulcânica e são estruturadas de diversas.
   
O costão rochoso pode ser modelado por aspectos físicos, químicos e biológicos. Em relação aos aspectos físicos, a erosão por batimento de ondas, ventos e chuvas é o principal deles, mas a temperatura também possui papel importante na de composição das rochas, a longo prazo, através da expansão e contração dos minerais. O fatores químicos envolvidos dependem do tipo de rocha que forma o costão, uma vez que minerais reagem quimicamente com a água do mar (ex. ferro), sendo que estas relações são reguladas principalmente pelos fatorescostão, como ouriços, esponjas e moluscos.

Geología

A origem geológica dos costões rochosos no Brasil está intimamente relacionada com a origem da nossa linha de costa. Considera-se atualmente que há 145 milhões de anos a África e a América do Sul formavam um só continente, denominado Gondwana. Estes continentes separaram-se pela ação de um conduto vulcânico no manto, denominado pluma, que é uma coluna de rocha quente que se origina a grandes profundidades no manto, sobe à superfície e causa extenso vulcanismo. Este material pode perfurar a crosta e teve importante papel no processo de ruptura do supercontinente Gondwana. Em conseqüência deste processo, o Oceano Atlântico nasceu há 130 milhões de anos. As falhas ou falhamentos são ocorrências freqüentes nas formações geológicas de origem vulcânica, como é o caso dos costões rochosos no nosso litoral. São fraturas provocando deslocamentos verticais ou horizontais de uma porção de rocha em relação ao conjunto. No caso das falhas verticais, um ou mais blocos de rocha afundam ou se elevam formando degraus. Este processo é o que ocorreu para que se formasse a feição geomorfológica da Serra do Mar.

Relações humanas

O ambiente costeiro foi um dos primeiros em que estabelecemos uma relação de uso e apropriação. O uso, antigamente, significava sobrevivência e a apropriação, através do desenvolvimento de uma relação à partir do contato físico, intelectual e cultural. Os índios, as comunidades caiçaras e os primeiro imigrantes, se utilizavam de organismos do costão rochoso (peixes, pricipalmente) como fonte de alimento. Com o aumento da população e a descoberta, através da pesquisa cintífica, de diversos subprodutos provenientes destes organismos, surgiu a necessidade de desenvolver sistemas de  cultivo, para evitar o extrativismo excessivo.
Costão Rochoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário